Kung Fu

Kung Fu

O termo se popularizou para o mundo na série de televisão intitulada “Kung Fu” na década de 70 protagonizado pelo ator David Carradine. Na trama da série, o personagem se envolve em várias situações que tem que resolver utilizando os ensinamentos que teve no templo Shaolin e de diversos golpes.

Como bem podemos ver uma tradução do termo Kung Fu no dicionário Houaiss de 2009, fruto dessa popularização: Arte marcial chinesa que remonta ao período da dinastia Chou (1111 a.C. – 255 a.C.), simultaneamente forma de cultura física, técnica de desenvolvimento espiritual baseada em exercícios de concentração e instrumento de defesa pessoal.

No entanto, tradicionalmente na China esse termo é traduzido de forma mais ampla no Lin Yutang’s Chinese-English Dictionary of Modern Usage (1973): 1 - Tempo e energia desprendido num trabalho. 2 - Grau de perfeição obtido em qualquer linha de trabalho.

Outro ponto de vista muito interessante é de um especialista em cultura chinesa o Doutor François Jullien, professor da Université Paris VII: “investimento paciente de onde resulta e amadurece a facilidade”.

O que vemos aqui e que na China esse termo é usado de forma ampla e abrangente, não se limitando somente a prática marcial como muitos acreditam. Ou seja, podemos aprimorar nossas habilidades em um determinado tempo para alcançar uma maestria nas diversas áreas de nossas vidas. Por tanto esse conceito pode ser aplicado para um médico, advogado, alguém que trabalha na área de vendas, gestão de pessoas, docência, pintura, música, no empreendedorismo, na liderança e tantos outros.

Este método não pode ser ensinado, somente aprendido. Não é intelectualizado apenas vivenciado. E uma sabedoria que advém de uma experiência direta mediada por um mestre.

No mundo globalizado e dinâmico de hoje, é imprescindível alcançar resultados, mas para isso não podemos desperdiçar energia e tempo extra. Para entender mais como desenvolver essas habilidades e usar nos diversos campos da vida, entre em contato com o Núcleo Brooklin São Paulo. Teremos prazer em recebê-lo (a).

Leia mais ...

Ving Tsun no brooklin Zona Sul de São Paulo

O Ving Tsun (Wing Chun) está presente na região da Zona Sul de São Paulo no bairro de Santo Amaro desde 1995.

O Núcleo Central liderado pelo Mestre Leo Imamura, representante da Moy Yat Ving Tsun em toda a América Latina, contava com uma ambiência objetiva e subjetiva direcionada para a transmissão do Sistema Ving Tsun (Wing Chun). A ambiência objetiva era composta por duas salas de prática marcial, biblioteca com uma grande variedade, videoteca com mais de mil títulos, dormitório masculino e feminino, refeitório, vestiário masculino e feminino, sala de entrevista, escritório administrativo. Com essa estrutura, era recebida à visita constantemente de praticantes de várias cidades do Brasil, América Latina, EUA e Europa. A ambiência subjetiva era composta por tutores altamente qualificados, contando com oito no total. Toda essa equipe era responsável pela administração, aulas, organização de seminários nacionais e internacionais que inclui numa dessas organizações a ilustre presença de Grão-Mestre Moy Yat entre tantos outros. Em uma das visitas ao Brasil o Grão-Mestre nomeou o Núcleo Central como escola modelo de nível Internacional.

No ano de 2003 houve a nomeação dos primeiros mestres qualificados no Brasil pela Moy Yat Ving Tsun Martial Inteligence. Dentro dessa nova realidade histórica, de forma estratégica houve a descentralização, ou seja, com mestres qualificados em algumas cidades do Brasil e Exterior houve uma alteração na estrutura geral do Núcleo Central com a finalidade de fortalecer as novas lideranças e os respectivos núcleos dos novos líderes.

Foi nessa nova fase que no inicio de 2007 e com um foco na transmissão mais intimista que o Núcleo Central muda do bairro de Santo Amaro para o Brooklin Paulista e passa a ser chamado e atuar como Núcleo São Paulo sob a direção do Mestre Washington Fonseca. No mesmo ano Washington Fonseca foi qualificado como mestre pela Moy Yat Ving Tsun Martial Intelligence.

Em 2009 o Núcleo São Paulo passa a ser chamado de Núcleo Brooklin São Paulo, mudando de endereço, mais permanecendo no bairro do Brooklin Paulista.

Para conhecer o Núcleo e como funciona a transmissão do Sistema Ving Tsun (Wing Chun) agende uma visita diretamente com o Mestre Washington Fonseca.

Tags:

São Paulo

Mestre Leo Imamura

Ving Tsun

Brooklin Paulista
Wing Chun

 

Leia mais ...

Kung Fu Wing Tsun São Paulo

O Núcleo Brooklin São Paulo está situado no coração da zona sul de São Paulo. Localizado de forma estratégica o Núcleo Brooklin está rodeado de importantes bairros como Santo Amaro, Campo Belo, Moema, Vila Olímpia e Itaim. Com o objetivo de promover a transmissão do Sistema Ving Tsun (Wing Tsun).

Venha fazer parte do Núcleo Brooklin São Paulo da Moy Yat Ving Tsun Martial Intelligence. Conheça os benefícios da prátrica do Ving Tsun (Wing Tsun) através do Ving Tsun Experience.

Tags:

Wing Tsun

Ving Tsun

Kung Fu

São Paulo

Brooklin
Moema
Leia mais ...

Wing Chun

A primeira vez que o nome da nossa arte foi mencionado numa publicação no Ocidente foi no livro “Chinese Gung Fu, the Philosofical Art of Self-Defense”, de autoria de Bruce Lee, publicado em 1963 pela Oriental Book Sales, na cidade de Oakland, Califórnia, Estados Unidos.

Na introdução do livro, Bruce Lee escreveu: “Faz alguns anos que venho praticando Wing Chuing, a Escola da Arte sem Arte...”.

Ainda nessa obra do livro, o editor James Yimm Lee disse: “Aos 13 anos, ele (Bruce Lee) encontrou o Mestre Ip Man, líder da escola Wing Chung de Gung Fu e, desde então, ele tem se dedicado ao estudo desse sistema”. Conforme as linhas a cima, por não haver nenhuma forma oficial de transliteração, notamos que foram utilizadas duas formas distintas para transcrever o nome de nossa arte: ‘Wing Chuing ´ e ‘Wing Chung´.

Em 1961, a revista ‘Black Belt´ foi fundada em Burbank, Califórnia, Estados Unidos, vindo a se transformar na mais famosa revista de Artes Marciais do mundo. Na sua edição de novembro de 1967, publicou o artigo “In Kato’s Gung Fu Action Is Instant”, escrito por Maxwell Pollard.

Nesta ocasião Bruce Lee declarou: “...eu devo meu atual estágio de desenvolvimento ao meu treinamento prévio no estilo Wing Chun, um grande estilo. Esta arte foi ensinada a mim pelo Sr. Ip Man, atual líder do clã Wing Chun em Hong Kong, onde fui criado”.

Observe que, neste caso, a transliteração “Wing Chun”, hoje extremamente popular, foi usado pela primeira vez numa publicação de língua inglesa.

A partir daí, todas as publicações em inglês passaram a utilizar esta grafia.

O primeiro livro sobre Ving Tsun foi publicado em 1969 pela Paul H. Crompton, Ltd., na cidade de Londres, Inglaterra. Os autores desta obra foram Rolf Clausnitzer e meu Daisihing (Grande Irmão-Mais-Velho), Greco Wong (Wong Wai Chung), discípulo de Grão-Mestre Moy Yat. Chama-se “Wing Chun Kung Fu, Chinese Self-Defence Methods”.

Nos Estados Unidos, o primeiro livro publicado foi “Wing Chun, Chinese Art of Self-Defense”, de autoria de James Yimm e com consultoria técnica Bruce Lee, em 1972, pela Ohara Publications, Inc.., na cidade de Los Angeles, Califórnia. No entanto, dois anos depois, o primeiro livro com a transliteração oficial foi publicado em New York: “108 Muk Yan Jong”, de Moy Yat.

Na década de 60, nossa arte tornou-se extremamente popular em Hong Kong, sendo considerada a mais praticada dos mais de cem estilos de Kung Fu existentes na cidade. Era necessário fundar uma associação geral que dirigisse nosso sistema. Assim, o Patriarca Ip Man e seus principais discípulos passaram a trabalhar incessantemente para esse fim. Foi criado um comitê preparatório e Grão-Mestre Moy Yat foi nomeado seu presidente.

Nesta época de extrema popularidade, as pessoas em Hong Kong utilizavam o termo “Wing Chun” como um modo informal de transliteração. Não demorou muito para utilizar apenas as iniciais para designar nossa arte, ou seja, WC.
Com a fundação da associação geral, era preciso estabelecer uma transliteração oficial para o nome da nossa arte.

Grão-Mestre Moy Yat, um dos poucos discípulos diretos do Patriarca Ip Man, que dominava o idioma Inglês, sugeriu que a transliteração popular “Wing Chun” com suas iniciais WC poderia causar embaraço aos nossos praticantes, já que WC são também as iniciais de “Water Closet”, que quer dizer “banheiro” em inglês. Ouvindo isso, o Patriarca determinou que se estudasse a transliteração adequada.

Desta maneira, com a fundação da HONG KONG Ving Tsun ATHLETIC ASSOCIATION, o termo Ving Tsun tornou-se transliteração oficial de nossa arte.

Por Mestre Leo Imamura – Ving Tsun Biu Ji Nível Avançado de uma Autêntica Arte Marcial publicado por Biopress Editora Ttda.

Para conhecer o Sistema Ving Tsun (Wing Chun). O Núcleo Brooklin São Paulo está localizado no bairro do Booklin, zona sul da cidade de São Paulo. Agende uma visita.

Tags:

Wing Chun

Ving Tsun

Grão-Mestre Moy Yat

Mestre Leo Imamura
São Paulo
Leia mais ...

Arte Marcial Chinesa São Paulo

A China é uma nação composta por uma diversidade de períodos. E sabido que essa nação passou por inúmeras guerras acumulando uma vasta experiência na arte do combate. Não se sabe com toda a precisão a origem das artes marciais chinesas, muitos atribuem ao monge budista Bodhidharma e outros a escolas chinesas mais antigas. O fato é que sem sombra de dúvidas o histórico em guerras que a China vivenciou durante centenas de anos contribuiu para a origem e o aperfeiçoamento das artes marciais.

O Templo Shaolin que foi uma grande escola do Budismo onde se tem evidencia que as artes marciais eram praticadas pelos monges guerreiros.

O fato de a China ser um país muito grande e com uma enorme diversidade pode ter auxiliado na origem de diversos estilos. Cada estilo com características muito distintas, alguns imitando animais, outras com origens nos pensamentos clássicos etc.

O Sistema Ving Tsun (Wing Chun) é um estilo dessa grande variedade da arte marcial de origem chinesa. Entre em contato conosco para conhecer a proposta de desenvolvimento humano através dessa fantástica arte marcial.

 

Tags:

Arte Marcial

Artes Marciais

Chinesa

Ving Tsun
Wing Chun
Leia mais ...

Artes Marciais São Paulo

A necessidade de se defender é tão antiga quanto à origem da nossa civilização, onde o homem utilizava seu corpo e instintos para caçar e se proteger dos diversos perigos. Com o passar dos tempos, houve um aprimoramento dessas técnicas juntamente com as necessidades humanas.

A palavra “Arte” tem haver com algo realizado por um ser com habilidade e sabedoria. Essa manifestação está relacionada com a manifestação de ideias e não apenas em reproduzir. Já o termo “Marcial” é derivado de Marte, nome latino de Ares, Deus da Guerra da Mitologia Grega. Os romanos o transformaram-no num deus guerreiro, protetor de suas lutas e conquistas.

As Artes Marciais, pelo o que Marte representa, simbolizavam evolução espiritual, através do domínio das paixões brutais.

Na visão oriental das artes marciais “Wushu” e “Bujutsu” são designações equivalentes para Arte Marcial em chinês e japonês, respectivamente. Em virtude da língua japonesa ter sido oriunda da chinesa, os ideogramas “Wu” e “Bu”, que poderiam ser traduzidos por marcial, são escritos da mesma forma e tem o mesmo significado.

“Marcial” é representeado por um ideograma composto pode dois carateres “Chy” e “Ge”. O primeiro significa parar ou deter. O segundo representa o machado, uma das armas mais utilizadas na antiga China. Em outras palavras, “Wu” ou “Bu” (marcial) simboliza a defesa contra uma arma, indicando a ação contra a violência, a defesa contra as mais diversas agressões, quer sejam elas físicas ou não.

Dentre as enumeras artes marciais conheça o Sistema Ving Tsun (Wing Chun), a única arte marcial criada por uma mulher, por isso mesmo possui qualidades muito distinta. Entenda como é possível se beneficiar desse conhecimento nos vários âmbitos da vida. Faça uma visita ao Núcleo Brooklin São Paulo da Moy Yat Ving Tsun Martial Intelligence.

Fonte de pesquisa – Ving Tsun Biu Ji Nível Avançado de uma Autêntica Arte Marcial por Mestre Leo Imamura – Biopress Editora Ttda.

Tags:

Artes Marciais

Arte Marcial

China

Ving Tsun
São Paulo
Leia mais ...

Combate e luta

Muitas pessoas buscam se expressar através do combate e luta. Existe uma variedade de estilos, cada uma com características próprias originada em varias partes do mundo.

O Ving Tsun é um sistema de arte marcial oriunda da China. O sistema chinês e um sistema de variação, ou seja, tem como característica a adaptação em diferentes possibilidades.

Para saber como expressar essa característica de adaptação do Sistema Ving Tsun (Wing Chun) no combate e luta agende uma visita no Núcleo Brooklin São Paulo da Moy Yat Ving Tsun Martial Intelligence.

Tags:

Combate

Luta

Ving Tsun

Wing Chun
São Paulo
Leia mais ...

Defesa Pessoal São Paulo

Nos dias atuais uma onda de insegurança toma conta da nossa sociedade. Percebemos que o estado tem grandes dificuldades em propiciar uma segurança para o civil. Portanto, terceirizar a responsabilidade total da nossa segurança é algo que precisa ser repensado. Pensando nisso, muitas pessoas têm procurado academias para aprender técnicas de artes marciais com o intuito de adquirir uma habilidade física e um preparo emocional.

Quando pensamos em defesa pessoal, logo imaginamos técnicas de artes marciais para nos defendermos contra agressões de mãos livres, faca ou armas de fogo. Estamos preocupados na reação diante do ato em si. O fato é que quando somos abordados numa situação de agressão, seja ela qual for sempre estamos em uma situação de desvantagem. Quando ocorre a agressão na maioria das vezes estamos dentro de um carro, preso por um cinto de segurança e cercado de familiares, para citar um exemplo. Em muitas das situações existe mais de um agressor. O cenário na grande maioria das vezes e de grande desvantagem para o civil. Dentro desse caos, surgem alguns dilemas: reagir ou não reagir diante de uma situação de agressão? Qual a melhor atitude em situações de crise extrema?

As respostas para essas questões estão na situação em si. Pois cada situação exige uma atitude. O fato é que o civil tem que ter condições de fazer uma avaliação do cenário de forma estratégica. A defesa pessoal para o cidadão acontece no momento anterior à situação de agressão. A capacidade de antecipar um cenário de agressão em situações de crise exige uma visão de defesa pessoal ampliada.

Entenda como a inteligência marcial pode auxiliar na defesa pessoal ampliada visando às três etapas. Primeira etapa onde o foco está na prevenção através da antecipação, segunda etapa é o evento em si, ou seja, agir estrategicamente em função da antecipação. A terceira é como lidar com as consequências das decisões e atitudes das duas etapas anteriores. A consciência dessas três etapas em situações de crise é o grande desafio.

Para conhecer mais como acessar a sua inteligência marcial através do Sistema Ving Tsun (Wing Chun) entre em contato com o Núcleo Brooklin na cidade de São Paulo.

Tags:

Defesa Pessoal

Artes Marciais

São Paulo

Ving Tsun
Academia
Leia mais ...

Academia de Arte Marcial em São Paulo

Está procurando uma academia de arte marcial na cidade de São Paulo com o intuito de praticar uma arte marcial. Conheça uma escola que tem uma proposta de desenvolvimento humano através de uma arte marcial chinesa.

Muitas pessoas têm interesse em fazer uma prática corporal, mas não se identificam com a rotina das academias, preferem usar o corpo com atividades que possam agregar outros valores como, por exemplo, inteligência. Outro ponto importante que dificulta uma prática regular é a conciliação de horários e o fator distancia. Esses fatores são de grande relevância na escolha de uma prática corporal. Com o objetivo de promover a transmissão do Sistema Ving Tsun (Wing Chun) focado nas necessidades individuais, as aulas são agendadas de acordo com a disponibilidade de horário do aluno, ou seja, as aulas são privativas.

O Núcleo Brooklin São Paulo está situado no coração da zona sul de São Paulo. Localizado de forma estratégica o Núcleo Brooklin está próximo de importantes bairros como Santo Amaro, Morumbi, Campo Belo, Moema, Vila Olímpia, Itaim e Vila Nova Conceição.

Agende uma visita para conhecer como essa sabedoria chinesa foca nas necessidades individuais pode ser útil nos desafios do mundo globalizado.

 

Tags:

Academia

São Paulo

Arte Marcial

Ving Tsun
Brooklin Paulista
Leia mais ...
Assinar este feed RSS